quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Festival Varadouro 2010 – No caminho da diversidade musical

Mais de dez mil pessoas circularam, dentre público, produtores e comunicadores. Mais de oitenta bandas se apresentaram, dentre brasileiras, argentinas e peruanas. Mais de trinta oficinas, debates e palestras. Assim se resume a importância do Festival Varadouro ao longo dos últimos seis anos para o nosso estado. Considerado como o maior festival da Região Norte, ele chega a sua 6ª edição fazendo história, assim como previu João Eduardo, lá em 2005, quando finalizado o primogênito: “O Varadouro entra para a história da música acreana, assim como entraram os primeiros caminhos abertos no coração do Acre!”.
Mesmo anunciado só agora, o festival já começou faz tempo. Pra quem trabalha nos bastidores a mega produção começa muito antes. É correria pra lá, correria pra cá. Reuniões até altas horas, discussões e definições que, muitas vezes, se encerram às vésperas – ou nem se encerram. Mas é isso que faz do Varadouro um evento tão especial. Desde seus primórdios, quanto tudo era mais difícil, as pessoas sempre o fizeram com paixão. Sempre buscando, antes de qualquer coisa, enriquecer a cultura acreana e o intercâmbio com parceiros de diversos estados.
Dentre as novidades de 2010, está a seleção das bandas que se apresentarão no festival. Primeiramente foram escolhidas dez, dentre 251 inscritas no site Toque no Brasil – plataforma de agenciamento online que segue a lógica de uma rede social para unificar, fortalecer e dinamizar a relação entre artistas e produtores. As outras treze foram selecionadas por materiais enviados e indicações. Como critério de seleção, a curadoria levou em consideração estilos, regiões e culturas diversas, além, é claro, do trabalho autoral.
E pra provar que o Varadouro não é só um festival de rock, mas um festival de música, como vem acontecendo nos últimos anos, a programação conta com uma variedade de sons, que vão desde a Argentina até o Peru, passando pelas trilhas musicais do Brasil, além de oficinas e palestras que vão acontecer durante a Semana Varadouro. Ah! E não menos importante, quem fará a abertura da Semana será o músico acreano João Donato (ganhador do Grammy Latino, diga-se de passagem). Mas sobre isso a gente dá mais detalhes depois!

PROGRAMAÇÃO SEMANA VARADOURO

SEGUNDA-FEIRA (29-11)
Abertura da Semana Varadouro
Local: Usina de Arte
Horário: 20h
Show João Donato Convida
TERÇA – FEIRA (30-11)
Local: Mercado Velho
Horário: 19h
Heloy de Castro (AC)
Fridas (AC)
ZooHumanos (AC)
QUARTA – FEIRA (01-12)
Local: Loft Lounge Bar
Horário: 19h
Danah (AC)
CA (AC)
Degradê (AC)
QUINTA- FEIRA (02-12)
Local: The Rock Bar
Horário: 19h
Caro John (AC – Tarauacá)
Capuccino Jack (AC)
Câmbio Negro (AC)
FESTIVAL VARADOURO
SEXTA – FEIRA (03-12)
Horário: 20h – 23h40
Di Marco (RO)
Mogno (AC)
Saulo Duarte (PA)
Survive (AC)
Los Siniestros (ARG)
Cabruêra (PB)
SÁBADO (04-12)
Horário: 19h – 02h30
Ana e os Lobos (AC)
Camarones (RN)
Do Amor (RJ)
Camundogs (AC)
Pública (RS)
Caldo de Piaba (AC)
Gaby Amarantos (PA)
Los Porongas (AC)
DOMINGO (05-12)
Horário: 18h – 23h40
Shaneihu Yawanawá (AC)
El Hombre Misterioso (PERU)
Juca Culatra (PA)
Lucas Santtana(BA)
Mini box Lunar (AP)
Mapinguari Blues (AC)
B Negão e os Seletores de Freqüência (RJ)

Nenhum comentário: